Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: André Luiz
O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou mais uma ferramenta para ajudar a combater as fake news sobre as Eleições 2022. O serviço Tira-Dúvidas do TSE no whatsapp, a partir de agora, terão os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores. Assim que forem conferidas as informações, os usuários serão notificados diretamente pelo chatbot, no celular. Tudo bem rápido e simples, assegura a assessoria de imprensa do TSE.
Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto para receber imediatamente conteúdos verificados.
Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022.
A Folha de São Paulo publicou uma matéria nesse domingo sobre a fake news “Isso é fraude eleitoral” que viralizou no Kwai e no Tik Tok. Em vídeo, a pessoa responsável pelo conteúdo diz que pode mostrar matematicamente que a eleição de 2 de outubro teria sido adulterada. Esse vídeo teve 4 milhões de visualizações. Enquanto isso, três perfis sozinhos no Kwai alcançaram 8,4 milhões de visualizações de domingo (2) a terça (4).