Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: André Luiz
O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou que vai acompanhar a fiscalização do sistema eletrônico das eleições do primeiro turno neste domingo (02).
Esta vai ser a quinta fase de auditoria das eleições, iniciada em 2021, em ação conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No dia da eleição, serão fiscalizados os procedimentos em 54 seções eleitorais nas capitais. O teste de integridade das urnas, a ser realizado pela Justiça Eleitoral, também será acompanhado. No procedimento, os auditores vão avaliar os boletins de 4.161 urnas eletrônicas.
Segundo o TCU, 111 auditores estarão envolvidos no trabalho. Os resultados parciais serão divulgados em novembro. O resultado final está previsto para o início de 2023.
De acordo com o TCU, a atuação da Corte de contas no trabalho de auditoria das urnas tem o intuito de garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparências das eleições, grupo que é presidido pelo TSE.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (27) manter o indeferimento do registro de candidatura de Wilson Witzel para o governo do Rio de Janeiro. Também foi determinada a cessação de atos de campanha e o recebimento de recursos.
Com a decisão, fica mantida a inelegibilidade de cinco anos imposta a Witzel em decorrência de condenação em processo de impeachment movido pela Assembleia Legislativa fluminense. Ele foi afastado do governo do estado em 2021 por crime de responsabilidade e improbidade administrativa.