Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: André Luiz
O estado do Rio de Janeiro registrou 403 casos de varíola dos macacos até esta quinta-feira (18). Os dados são do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde do Rio, órgão da Secretaria de Estadual de Saúde.
De acordo com o Informe Epidemiológico, há 430 casos em análise, com 49 prováveis da doença. Os mais afetados são os homens, com 94% casos notificados.
De acordo com o CIEVS-RJ, o maior número de infecções foi verificado na faixa etária entre 20 e 39 anos, com total de 287 positivos para o vírus. Outros 98 estão na faixa entre 40 e 59 anos e 5 na população e 60 anos ou mais.
A Organização Mundial da Saúde informou que a doença já se espalhou por 92 países e que o Brasil está entre os que têm tendências preocupantes. O alerta foi feito pela líder técnica da OMS no combate à Monkeypox, Rosamund Lewis.
Especialistas foram convocados pela OMS para trocar o nome da doença, tratada como uma emergência de saúde pública de importância internacional.
Para alterar o nome da varíola dos macacos e evitar estigmatização ou violência contra animais, a agência da ONU está realizando uma consulta pública para um novo nome para a doença. Qualquer pessoa pode propor sugestões online clicando em propostas para CID-11 (em inglês).