Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Sabão do Morro é um dos mais bem-sucedidos projetos sociais da comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro. São 1,2 mil litros de óleo usados como matéria-prima por mês para a produção de itens de limpeza.
Idealizador da iniciativa socioambiental, Marcelo Santos – Marcelinho do Ciep –, participou do 107 é Notícia desta sexta-feira. Ele destaca a importância do descarte correto do óleo utilizado para frituras.
“O papel do Óleo no Ponto hoje é de levar boas práticas às pessoas para reduzirmos agressões ao meio-ambiente. Conseguimos potencializar e idealizar uma linha de produtos completa, que é como conseguimos gerar renda para as famílias, trazer educação ambiental. O óleo de cozinha é hoje um segundo maior contaminador da água e nós retiramos 20 mil litros de óleo das tuas em 2022, deixando de contaminar meio bilhão de litros de água”, pontuou Marcelinho.
Adriana Santos, coordenadora do projeto Biosabão, estimula a rede de empreendedoras locais. Ela disse que esta é mais uma forma de empoderamento da mulher. Ela disse que a fábrica do biosabão é hoje gerida e tocada somente por mulheres. Além dos moradores, o Biosabão também tem parceria com restaurantes e bares, que enviam o óleo para a fábrica do projeto.