Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
A Língua Brasileira de Sinais pode ser reconhecida pelo Estado como um patrimônio linguístico e cultural do Brasil. Isso porque está na última fase do processo para inclusão da Libras no Inventário Nacional de Diversidade Linguística.
A consulta pública sobre o tema foi finalizada e agora falta apenas a decisão da Comissão Técnica responsável. Os primeiros registros da existência da Língua Brasileira de Sinais são do período do Império, no século 19, e, agora, a Libras pode, finalmente, ser formalizada como uma língua nacional.
A professora Ronice Muller, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma das pesquisadoras responsáveis por criar o inventário da língua de sinais, argumenta que, ao se formalizar o reconhecimento da Libras, é possível avançar na criação de políticas públicas para comunidade surda do Brasil.
Segundo a especialista, o inventário da Libras ainda tem estimulado a pesquisa sobre o tema.
Estima-se que, atualmente, 2 milhões de brasileiros usam a Libras no país. A língua tem um caráter nacional, apesar de apresentar variações entre as diferentes regiões do Brasil.
Com informações de Agência Brasil.