Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
Começa nesta segunda-feira a coleta domiciliar de dados do Censo Demográfico 2022. Com dois anos de atraso, em função da pandemia, a pesquisa será realizada durante dois meses e meio.
O diretor de pesquisas do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cimar Azeredo, ressaltou que a pesquisa é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas.
No levantamento de 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Ele investiga informações sobre o domicílio e os moradores, como a identificação étnico-racial, educação e renda, entre outros pontos. Já o questionário ampliado, que tem 77 perguntas e leva cerca de 16 minutos, será respondido por cerca de 11% dos domicílios escolhidos aleatoriamente. Apenas um morador responde por todos do seu domicílio.
A expectativa do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é atingir 50% do país no primeiro mês e 90% no segundo. Os recenseadores vão visitar 76 milhões de lares em mais de 5 mil municípios pelo país. O objetivo é registrar todos os dados que interferem na vida dos brasileiros como domicílio, emprego e renda. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.