Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
Por 73 votos a favor e nenhum contra, os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram a cassação do mandato do deputado Arthur do Val, do União Brasil, por quebra de decoro parlamentar. Com esta decisão, o deputado perde o mandato e os direitos políticos por 8 anos e, assim, não pode concorrer nas próximas eleições.
Arthur do Val viajou à fronteira da Ucrânia pelo MBL em março para, segundo ele, prestar apoio aos refugiados que saem do país por conta da invasão e ataques da Rússia. Na ocasião, Arthur do Val disse em áudio que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Você ouve a seguir gravações machistas enviadas por Arthur do Val em grupos de whatsapp enquanto estava na Ucrânia.
As falas sexistas geraram repercussão negativa não só no Brasil, mas também no exterior.
O deputado renunciou ao mandato em abril, no que foi visto por opositores como uma manobra para tentar evitar a continuidade do processo de cassação. Mesmo com a renúncia, os deputados deram prosseguimento ao processo e aprovaram a cassação. Agora Arthur do Val perdeu os direitos políticos.
A defesa de Arthur disse que a decisão “deixa claro que foi promovida uma perseguição” contra o ex-parlamentar, e que o motivo principal seria “retirá-lo da disputa eleitoral deste ano”.