Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Lei Maria da Penha completa 18 anos em agosto, e a juíza titular do Juizado Especial Cível e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Dra. Elen de Freitas Barbosa, destacou que a campanha Agosto Lilás tem contribuído para a redução dos índices de crimes contra a mulher. A magistrada ressaltou a importância do programa Flor de Lótus, que visa conscientizar tanto vítimas quanto agressores.
“A gente vai às escolas, vai às empresas, vai aos mais diversos lugares falar sobre a Lei Maria da Penha. A gente faz um trabalho educativo e preventivo, de divulgação da Lei Maria da Penha. Hoje, pesquisas mostram que a lei é uma das mais conhecidas no Brasil. A maioria das pessoas sabe da existência, mas não conhece o conteúdo efetivamente”, pontuou.
Segundo a Dra. Elen Freitas, o programa Flor de Lótus também trabalha com homens que cometem violência contra mulheres, promovendo 10 encontros com grupos reflexivos. O objetivo é evitar que os autores de violência reincidam em seus atos. Além disso, as vítimas que possuem medidas protetivas participam de encontros mensais, sempre na última quinta-feira do mês.
Dra. Elen de Freitas Barbosa também mencionou o programa “Olhar que Acolhe”, que capacita agentes de saúde das UBSs para identificar e auxiliar mulheres que possam estar sofrendo agressões domésticas.