Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
As mulheres são maioria nas salas de aula da educação profissional do país. O Censo Escolar da Educação Básica mostra que em 2021 a educação profissional teve mais de um milhão 892 mil matrículas, e que o total de estudantes do sexo feminino é maior em quase todas as faixas etárias. A maior diferença observada entre os sexos está na faixa de 40 a 49 anos. Nessa idade, 62,2% das matrículas são de mulheres. Os dados fazem parte da primeira etapa do Censo, e foram divulgados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A pesquisa mostra de 77,5% das matrículas da educação profissional são de alunos com menos de 30 anos. Ao todo, 1 milhão e 300 mil alunos declararam cor ou raça., com 46,5% de brancos, e 52,4% de pretos e pardos. Apenas 1,1% se autodeclarou amarelo ou indígena.
Atualmente, o Inep está coletando informações para a segunda etapa do Censo Escolar 2021, sobre a situação dos alunos nas escolas. Os gestores devem declarar informações até 17 de março, no Sistema Educacenso. Mais informações em gov.br/inep.