Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
O número de casos de monkeypox no Brasil aumentou em mais de 30% nos últimos sete dias. Para divulgar informações de prevenção da doença, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira, a Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos, que será veiculada nas mídias com informações para a população.
Um dos dados apresentados aponta que o Brasil está em terceiro lugar no número de casos de monkeypox, com cerca de 3.800 confirmados e quase 4.200 suspeitos. Já na proporção de casos por milhão de habitantes, o Brasil está na 27ª posição entre os 96 países com ocorrências registradas.
Segundo dados da OMS, a Organização Mundial de Saúde, os Estados Unidos têm o maior número de ocorrências, 14.500, seguido pela Espanha. 42 países confirmaram o aumento de casos na última semana. E a varíola dos macacos já causou 13 mortes no mundo, uma delas no Brasil.
Quanto aos percentuais de pessoas que contraíram a monkeypox no Brasil, 64% são do sexo masculino. Mas, atenção, qualquer pessoa pode contrair essa doença.
Por isso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou sobre a importância da campanha para o esclarecimento da população sobre a monkeypox.
Entre as providências anunciadas pelo Ministério da Saúde, está a solicitação junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas), do envio de 50 mil unidades de imunizante, que serão aplicadas nos profissionais de saúde que trabalham diretamente com pessoas que apresentem sintomas da doença.