Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: André Luiz
A vitamina B12 pode ser uma aliada importante na prevenção do agravamento da Covid-19. É o que constatou estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas Gerais. A cobalamina, também conhecida como vitamina B12, regula processos inflamatórios que, durante a infecção pelo vírus Sars-CoV-2, encontram-se desregulados, o que leva a casos graves da Covid-19.
A pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença com amostras de sangue de pessoas saudáveis (voluntários sem covid-19), analisando a expressão de todos os genes pelas células de defesa, os leucócitos, em cada um dos grupos.
Segundo o estudo, as análises mostraram que os pacientes com covid-19 tinham expressão alterada de muitos genes, embora estivessem em tratamento com corticoides há cerca de 11 dias. Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação.
De acordo com o estudo, a B12 atenua um quadro conhecido como tempestade inflamatória, causado por uma resposta imune excessiva do organismo. A B12 atua como um regulador desse evento, ao aumentar a produção da molécula doadora universal de uma substância chamada metil, capaz de desativar genes que favorecem a inflamação.