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Reclamações de serviços de telecomunicações caem 6,5% em 2022

Por: João Victor Rodrigues

Quase 1 milhão de reclamações foram registradas na Anatel, no 1º semestre de 2022, referentes à prestação de serviços de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, e banda larga fixa.

De acordo com a Anatel, esse número é 6,5% menor do que o registrado no segundo semestre de 2021. Ainda segundo a agência, o Índice de Reclamações, que é calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos, caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 em relação ao primeiro semestre de 2022.

Esse resultado retoma a tendência de queda dos últimos anos desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015. Essa redução foi interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de covid-19, mas agora seguiu o fluxo de queda.

O serviço que registrou maior número de reclamações foi o de celular pós-pago seguido pela banda larga fixa e celular pré-pago.

O consumidor que deseja registrar alguma reclamação contra operadoras de telecomunicações deve, inicialmente, registrar a queixa junto à empresa prestadora de serviço. Caso não tenha sucesso, pode efetuar um registro no aplicativo ou site anatel.gov.br, sendo necessário ter cadastro no sistema gov.br para acessar a página.

As reclamações também podem ser direcionadas para telefone 1331.

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