Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: João Victor Rodrigues
O Brasil registrou de 24 a 31 de janeiro 8 estados e o Distrito Federal em ocupação crítica nos leitos de UTI para Covid, de acordo com informações da Fiocruz em boletim divulgado nesta quinta-feira. É um novo aumento com relação a semana passada, quando 6 estados e o Distrito Federal estavam nessa situação.
A ocupação crítica representa uma taxa de 80% ou mais dos leitos ocupados. A situação atual é a pior desde a semana que terminou em 21 de junho de 2021, quando 14 estados e o Distrito Federal estavam nessa situação.
No boletim a Fiocruz pontua, no entanto, que o cenário da pandemia não é o mesmo do momento mais crítico da pandemia, entre março e junho de 2021. Isso ocorre porque mesmo com o acréscimo de leitos que acontece na maioria dos estados recentemente, a disponibilidade atual de leitos intensivos é menor do quando a maior parte do país estava na zona de alerta crítico.
A Fiocruz reforça que pessoas que já receberam a dose de reforço são pouco suscetíveis à internação, mas podem ter sua vulnerabilidade aumentada por comorbidades graves ou idade avançada. Além disso, a fundação acrescenta que ainda há uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, que é suscetível a formas mais graves de infecção com a Ômicron e, principalmente, há uma parte da população não vacinada e, portanto, muito mais suscetível.