Medidas para conter o Coronavírus em Três Rios

O governo do Estado do Rio de Janeiro adotou medidas para conter o avanço do novo Coronavírus. Entre elas, a suspensão das aulas nas redes municipal e estadual de ensino, além das unidades particulares. A orientação é que a população evite aglomerações. Qualquer evento que reúna grupo de pessoas deve ser cancelado.

 

Na sexta-feira (13/03), o prefeito de Três Rios, Josimar Salles, assinou o decreto que define medidas para enfrentamento do novo coronavírus. Foi levado em consideração a expectativa do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde no aumento significativo do número de casos e, também, o registro de casos suspeitos em Três Rios.

 

Situação em Três Rios

 

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, esclarece à população que o município registra até o momento 11 casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) – ainda não confirmados. Destes 11 casos, nove são moradores de Três Rios e os outros dois são residentes de cidades vizinhas.

As amostras foram enviadas para o laboratório de referência na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, em função do elevado número de exames enviados por todos os municípios do Estado, os resultados ainda não foram liberados pelo laboratório, conforme mostra o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL-LACEN) do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o decreto, as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Triângulo serão utilizadas como Centro de Triagem.

 

Atividades da Terceira Idade

 

Para evitar a possível exposição de idosos ao coronavírus ficam suspensas temporariamente as atividades no Planeta vida e Centro Dia.

 

Judiciário

 

O surto de coronavírus acionou o alerta ao Poder Judiciário. Na manhã de segunda-feira (16/03) foi decidida a suspensão do atendimento ao público, mantendo apenas o funcionamento interno.

 

Procon Três Rios

 

O Procon Três Rios modificou o atendimento como forma de prevenção do novo coronavírus. O objetivo, segundo a coordenadora do Procon Três Rios, Dra. Roberta Padilha, é acabar com as aglomerações de pessoas num mesmo espaço, evitando assim a proliferação do vírus. Segundo a coordenadora, os conciliadores trabalham diretamente com pessoas, por isso foi necessário pensar numa forma de resguardar o consumidor e também a equipe.

Neste momento, o atendimento ocorre por vez, ou seja, individual, nas salas de conciliação. Segundo a coordenadora do Procon Três Rios, a unidade segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual destaca medidas preventivas, reduzindo o número de pessoas no mesmo ambiente. O horário de funcionamento do Procon Três Rios, no entanto, segue o mesmo: das 9h às 17h.

 

Hospital de Clínicas Nossa senhora da Conceição

 

O Hospital de Clínicas Nossa senhora da Conceição, em Três Rios, alterou temporariamente os horários de visita. De acordo com a unidade hospitalar, as medidas são necessárias para reduzir o número de pessoas circulando pelo hospital. Confira os horários de visita:

 

CTI – 16h às 17h e 21h às 21h30
Convênio A e Convênio B – 10h às 11h e 17h às 18h
Maternidade e Pediatria – 13h às 14h
SUS Feminino – 14h30 às 15h30
SUS Masculino – 16h às 17h
Pronto Atendimento – 18h às 19h

 

É importante destacar que a alteração nos horários de visita do Hospital de Clínicas Nossa senhora da Conceição é temporária. E que serão permitidos apenas dois visitantes por dia, sem a possibilidade de troca.

 

Secretaria de Saúde de Três Rios

 

Para qualquer informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 2251-5955.