Indústrias de Três Rios voltam a contratar em julho

As indústrias de Três Rios abriram 149 vagas formais em julho, conforme mostrou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O resultado pode significar um primeiro fôlego após o afrouxamento das regras de isolamento e a retomada da atividade econômica. De acordo com a plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, a Fabricação de Produtos Alimentícios se destacou com saldo líquido de 62 contratações, seguida pela Fabricação de Móveis (44) e Produtos de Metal (18). Em junho, as indústrias já haviam sido responsáveis pela abertura de 21 vagas.

 

Sete das dez regiões fluminenses analisadas pela Firjan apresentaram saldo positivo na indústria em julho. Ainda que não seja suficiente para compensar as perdas registradas entre março e junho, o saldo positivo de 1.102 vagas criadas no estado do Rio é um importante resultado para o setor após quatro meses de demissões.

 

A Firjan ressalta que, ainda que o quadro geral permaneça demissionário no estado, o acompanhamento mensal revela uma forte desaceleração no ritmo de demissões nos últimos meses – em abril, mês mais crítico após o início da pandemia, o saldo geral do mercado de trabalho foi de 89 mil desligamentos; em maio foram 38 mil; em junho foram 18 mil.

 

 

Plataforma Retratos Regionais

 

A plataforma Retratos Regionais traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio. No painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Já o painel regional, que também permite a busca por município, apresenta o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores: Agropecuária, Comércio, Construção, Indústria e Serviços. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Firjan