Fecomércio-RJ arrecada 5,5 toneladas de mantimentos para Três Rios

Assim como no ano passado, 2021 começa com mobilização no sistema Fecomércio-RJ em torno das vítimas de fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro. Desta vez, os esforços estão voltados para o Centro-Sul Fluminense, em especial o município de Três Rios, que na noite do último domingo (10) foi atingido por um temporal que resultou em uma morte, 100 pessoas desalojadas e muitos estragos, segundo a Defesa Civil.

 

Para a ação emergencial, o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou o programa Mesa Brasil Sesc RJ para captar, transportar e distribuir mantimentos aos afetados pela tempestade. A mobilização junto a parceiros doadores teve início já nesta segunda-feira (11) e arrecadou 5,5 toneladas de donativos. O montante é composto por água, pães, leite, cereais, sorvetes e alimentos não perecíveis que já estavam em estoque, além de hortifrutigranjeiros captados junto a produtores rurais por meio do projeto Mesa no Campo.

 

Os donativos serão entregues nesta quarta-feira (13) a entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade residentes em Três Rios e no município vizinho de Paraíba do Sul (veja a lista abaixo). A ação conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Comendador Levy Gasparian (Sicomércio).

 

Programa de combate à fome e ao desperdício, o Mesa Brasil Sesc RJ atua também em situações de calamidade como essa registrada no Centro-Sul Fluminense. Em 2020, o programa atuou nas chuvas que atingiram, no início do ano, municípios da Região Metropolitana, do Norte e Noroeste Fluminense e da Costa Verde.

 

Entidades que receberão os donativos:

 

Três Rios

– Associação Casa Francisco de Assis

– Lar Metodista

– Grupo Espírita Fé e Esperança

– Rede Divino Zelo de Assistência Social – Obra Social Madre Palmira Carlucci

– Mitra Diocesana de Valença – Sociedade São Vicente de Paulo e Conferência Santo Agostinho

– Sociedade Espírita Joanna de Angelis

– Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor

– Associação Missão Ajudar

 

Paraíba do Sul

– Instituto Imaculado Coração de Maria

– Lar Vicentino de Paraíba do Sul

– Associação Allana Gonçalves Batista – Academia Tigre

 

Fonte: Ascom Fecomércio