Eleições 2020: tudo o que você precisa saber

As eleições municipais estão chegando. Neste domingo, 15 de novembro, os eleitores irão às urnas para escolher os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, que atuarão nos municípios pelos próximos quatro anos. Mas antes disso, o eleitor deve ficar atento às novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elaboradas devido à pandemia do coronavírus.

 

Entre as orientações, estão a limpeza das mãos com álcool em gel antes e depois da votação e o distanciamento mínimo de um metro dos demais eleitores e dos mesários. Antes de sair de casa para votar, não esqueça os itens necessários, como a máscara de proteção. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Caso seja necessário, o mesário poderá pedir para que o eleitor abaixe um pouco a máscara para facilitar a identificação.

 

Não esqueça de levar uma caneta para registrar a sua assinatura. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio da Covid-19. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

 

Além da máscara e da caneta, não esqueça de levar um documento oficial com foto, pode ser carteira de identidade, de trabalho, de motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. A apresentação do título de eleitor não é necessária, apenas o documento de identificação com foto.

 

Onde votar?

 

Atualmente, existem algumas ferramentas disponíveis para o eleitor consultar as informações. No site do Tribunal Superior Eleitoral, por exemplo, o eleitor pode consultar o local de votação informando apenas o nome completo ou CPF, a data de nascimento e o nome da mãe.

 

CLIQUE AQUI para consultar o seu local de votação!